nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Laje nervurada pelo mundo: Galbraith Hall

Publicado por admin em 6 de agosto de 2018

 

Após passar por Portugal, Índia e Espanha, nossa série de grandes projetos com laje nervurada está de volta aos Estados Unidos, mais precisamente na unidade de San Diego da Universidade da Califórnia.

Vamos conhecer o Galbraith Hall, edifício que era usado como espaço de leitura e como biblioteca e passou por uma grande reforma em 2013.

Galbraith Hall - Universidade da Califórnia

Conhecendo o projeto

O projeto de revitalização do Galbraith Hall incluiu a construção de um auditório para 417 pessoas, dois halls para estudantes, três teatros e estúdios de dança, salas de conferência, escritórios de faculdade e nova estrutura de esporte.

A renovação é de autoria dos arquitetos Kevin deFreitas e Manish Desai. O desafio era dar uma nova vida ao prédio inaugurado em 1965 como a biblioteca do campus universitário, um típico produto do estilo brutalista da arquitetura do meio do século passado. Essa estética valorizava o concreto e, para dar leveza ao edifício, utilizava estruturas em laje nervurada.

Galbraith Hall - Universidade da Califórnia

Uma das principais decisões estruturais da dupla foi retirar todas as camadas de revestimento para valorizar e expor as superfícies de concreto da região – o que destaca principalmente as lajes nervuradas que dão textura às superfícies do edifício.

A grande novidade do Hall foi o novo auditório, instalado no coração do prédio. Se essa localização passa uma ideia de menor incidência de luz natural, a solução dos arquitetos foi criar uma “caixa dentro da caixa”. As superfícies de todos os ambientes promovem reflexo da iluminação natural, de forma a encaminhá-la para o centro do Hall, em direção ao auditório.

E isso acontece não apenas de forma horizontais, mas as claraboias e clerestórios permitem a entrada da luz que incide sobre o edifício.

O auditório conta com paredes brancas revestidas por um padrão geométrico de folhas de metal. Esse formato gera um efeito sutil de passagem do tempo durante o dia, seja pela sombra, seja pela cor e reflexo da luz solar.

Galbraith Hall - Universidade da Califórnia

Um novo ambiente de estudo

Alguns dos desafios do projeto envolviam a criação de uma nova sala de aula e conectar lajes de pisos inferiores e superiores, além da estrutura em volta do elevador. A estrutura final, conta com grandes janelas, clerestórios e claraboias, otimizam o aproveitamento da luz natural para todos os andares e reduz o consumo de energia. Junto às lajes nervuradas, tem-se um ambiente de ótimo desempenho acústico.

O trabalho de escolha de materiais, formas, iluminação e texturas criou um ambiente claro, arejado e confortável deixando o lugar mais convidativo para o estudo do que um típico laboratório, por exemplo. E esse foi o objetivo do projeto, tornar cada cômodo do Hall um local atrativo para estudantes e professores se engajarem nos estudos, discussões e todo o processo educativo.

Galbraith Hall - Universidade da Califórnia

“Muitos desses jovens alunos estão estudando ciências básicas em aulas como química orgânica”, destacou o arquiteto deFreitas. “Nós queríamos criar algo mais natural, aquecedor e familiar para eles nas áreas de estudo”.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Eduardo Souza Lima (Capital)

        11 95259-6178

        eduardo.lima@atex.com.br

      • Maicon Douglas Oliveira (Capital)

        11 95259-5309

        maicon.oliveira@atex.com.br

      • Adriano Azevedo Oliveira (Capital)

        11 95259-5696

        adriano.oliveira@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br