Um Sistema construtivo desenvolvido e fabricado pela atex no brasil
O Planex foi desenvolvido para substituir a madeira na construção das estruturas de concreto. Além dos benefícios ecológicos existem outras importantes vantagens que você conhecerá a seguir. Mas tratando do cenário atual, em que os materiais de construção apresentam forte alta de preços, além de estarem escassez, a solução tem salvado o cronograma das obras, já que o Planex foi desenvolvido pela Atex e é 100% fabricado no Brasil em sua própria fábrica, ou seja, não há risco de atrasos na entrega.
Construção de lajes maciças, pilares e vigas com Planex
Lajes Maciças
As fôrmas têm 60x60cm. A Atex entrega os módulos na obra previamente conectados em placas de 120x120cm, ou seja, 4 fôrmas. Os outros formatos disponíveis são 15x60cm e 5x60cm para melhor aproveitamento da área e execução das interfaces com a madeira, quando necessárias.
Pilares
A partir do formato 14x14cm, os pilares podem ser acrescidos por múltiplos de 5 em todas as direções para formar diferentes geometrias.
Vigas
As fôrmas para viga fazem uma interface perfeita com as fôrmas para laje maciça.
Veja as dimensões das fôrmas do Sistema Planex no infográfico abaixo
Produtividade
Simples, inteligente e modular, basta conectar as peças usando as travas do sistema. De fácil montagem e transporte, as fôrmas de plástico são leves e não demandam mão de obra especializada. A translucidez das Planex ajuda no acerto dos barrotes. O processo industrializado reduz o ciclo da concretagem a cada pavimento. É possível desenformar a laje 72h depois da concretagem.
Economia
Sistema Planex gera uma economia significativa nos custos de obra. Com apenas um jogo de fôrmas de plástico é possível construir vários pavimentos. A qualidade e resistência superior dos modelos geram um resultado mais eficiente que outros métodos construtivos. Assim, superfícies lisas, com aspecto encerado, também apresentam redução dos custos com acabamento e reboco. Além disso, o Planex reduz a necessidade de mão de obra especializada, o consumo de pregos e outros materiais.
Sustentabilidade
Recicláveis e reutilizáveis, as fôrmas de plástico substituem o uso da madeira na concretagem das lajes maciças, vigas e pilares. O sistema construtivo elimina praticamente em 100% o uso da madeira nas estruturas, além disso, a Atex Brasil é responsável por toda a cadeia do produto, desde a fabricação até a destinação final, sem descartar nada no meio ambiente.
Eficiência energética
As fôrmas de plástico são translúcidas, o que permite a passagem da luz natural e, como resultado, menor consumo de energia e a redução do uso e descarte de lâmpadas.
Confira o depoimento do engenheiro da Construtora Rocontec, Eric Pacchini, sobre a eficiência do Sistema Planex na obra do Alameda Jardins, em SP.
Solicite uma proposta
Versatilidade
As fôrmas de plástico para lajes maciças, vigas e pilares de várias dimensões, também podem ser aplicadas em arrimos e muros de contenção. Leves e ergonômicos, os moldes podem ser armazenados em qualquer ambiente, ao ar livre, sob sol ou chuva, sem empenar ou danificar. Tudo isso confere ao Sistema Planex maior praticidade.