Com o compromisso e a responsabilidade de minimizar danos ao meio ambiente, o HIT 8, obra executada com Fôrmas Atex na Argentina, possui a certificação LEED Gold New Construction, que inclui tanto o edifício base como o design de interiores. A certificação internacional é reconhecida em todo o mundo por validar obras que tenham práticas sustentáveis de construção e, é justamente nesse quesito, que a tecnologia da empresa brasileira fez toda a diferença. No Distrito Tecnológico de Buenos Aires, na Argentina, o edifício de escritórios flexível HIT 8 se destaca por uma linguagem que nasce do vínculo patrimonial com o entorno.
“É o único edifício de escritórios da Argentina com 5.000 m2 de andares, que totalizam 26.000 m2”, afirmam os arquitetos. O projeto está construído em um terreno de 5.600 m2, com quatro pavimentos abertos de aproximadamente 5.000 mil m2 cada, com pé direito de 3,70 m, em estrutura composta por lajes nervuradas de concreto aparente.
A estrutura também reflete o compromisso com a sustentabilidade: foram utilizadas lajes nervuradas, executadas com Fôrmas Atex, para aumentar a capacidade portante e permitir a realização de maiores vãos entre os pilares, otimizando o uso do concreto. Desta forma, a pegada de carbono foi consideravelmente reduzida desde as fases iniciais da construção.
A redução de concreto e aço proporcionada pelo Sistema Construtivo Atex para Lajes Nervuradas, diminui em média 15% do peso da estrutura, reduzindo os custos da obra desde a fundação do edifício, possibilitando ainda, a execução de vãos maiores com menos pilares. Com o uso das Fôrmas Atex, que são recicláveis e podem ser reutilizadas centenas de vezes, o HIT evitou o descarte de madeira e produziu menos entulho, garantindo assim, um dos pontos principais da certificação que trata sobre materiais e recursos. Para alcançar o título, as construções devem ainda seguir outros requisitos, como inovação em design e qualidade do ambiente interno.
As plantas estão dispostas em torno de um pátio central aberto com seção circular de 20 metros de diâmetro. Elas foram configuradas a partir de um furo central que perfura a superfície construída, direcionando a iluminação natural para o coração das plantas.
O pátio circular funciona também como um dispositivo arquitetônico que ordena a geometria dos pisos, onde os núcleos de serviço (projetados dentro de containers em forma de pílulas circulares e localizados na superfície do piso) estabelecem um jogo de curvas. Além disso, dialogam entre si, proporcionando fluidez, liberdade espacial e uma gama infinita de perspectivas oblíquas.
Para o pátio circular foram utilizados planos inclinados especiais DVH entre lajes, que seguem uma geometria de secções cônicas invertidas, gerando um efeito de reflexos que variam ao longo do dia.
As instalações, por sua vez, ficaram expostas, acentuando o cunho industrial do edifício. O hall de entrada, com área de 800 m2, é um dos espaços que mais se destacam na obra, além de um mural de 50 m2 do artista cordovês Jael Ariasca, premiado por concurso.
Em todas as instâncias de projeto e documentação, os arquitetos utilizaram ferramentas BIM.
O Hit8 na mídia
Revista Architector
Revista Architector
Real State Data
El Clarín
Certificações sustentáveis
Títulos como o LEED auxiliam construções em todo o mundo a minimizarem os impactos ambientais e são fundamentais para que o segmento faça sua parte na preservação do meio ambiente. Além disso, contribuem para uma melhor visão da empresa perante clientes e sociedade. O assunto – que há anos é amplamente debatido – tem sido listado em pesquisas como fator decisivo de compra.
A Atex pode auxiliar sua obra a conquistar essas certificações. Nossas soluções contribuem para o cumprimento de requisitos que são fundamentais para alcançar os títulos. Com as fôrmas de laje nervurada, você vai reduzir o uso de madeira, concreto e aço e, consequentemente, o descarte de entulho. Além disso, também há diminuição na emissão de gás carbônico, que contribui para o aquecimento global.
Descubra como a Atex pode aproximar sua construção de conquistar uma certificação de sustentabilidade.