nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Laje nervurada pelo mundo: Sheats-Godstein Residence

Publicado por admin em 11 de abril de 2018

Após passarmos pelas modernas sessões do pavilhão Liliane and David M. Stewart do Museu de Belas Artes de Montreal, no Canadá, vamos para a costa do pacífico da América do Norte. O destino são as badaladas subidas de Los Angeles, para conhecermos a Sheats-Goldstein Residence, icônica casa próxima de Beverly Hills.

Laje nervurada pelo mundo: Sheats-Godstein Residence

Construída entre 1961 e 1963, a residência é projeto do arquiteto John Lautner e foi concebida na borda da encosta de uma colina, como se fosse quase uma caverna que se abre na paisagem da principal cidade da Califórnia.

No primeiro olhar, a casa já impressiona por seu inusitado formato triangular. Ela ficou conhecida por diversas aparições em obras da cultura pop, como o filme O Grande Lebowski, o videoclipe “Let’s Get Blown” do rapper Snoop Dogg e ensaios fotográficos da dupla francesa de música eletrônica Daft Punk e da atriz Jennifer Lawrence.

Conhecendo o projeto

A casa foi projetada para Paul Sheats, professor universitário, e sua esposa Helen Sheats, artista. Ela ainda passou por outros dois donos até ser comprada pelo empresário James Goldstein em 1972.

Laje nervurada pelo mundo: Sheats-Godstein Residence

Goldstein contratou Lautner novamente para reformar o interior, transformando totalmente a casa. O processo durou mais de duas décadas, até 1994, quando o arquiteto faleceu.

A residência ficou marcada pelo nome dos principais proprietários: o que encomendou a construção e o que pediu a reforma.

A construção original tinha como principais elementos o concreto, aço e madeira, e foi concebida com cinco quartos, quatro banheiros e uma sala totalmente aberta ao terraço, protegida apenas por uma cortina de ar. A transição da sala para a área aberta é muito sutil.

Laje nervurada pelo mundo: Sheats-Godstein Residence

A casa usa de ventilação cruzada para ambientação, dispensando ar condicionado. Os pisos são aquecidos por tubos de cobre, que também aquecem a piscina. Esse tipo de espaço aberto só é viável devido ao clima temperado do sul da Califórnia.

O espaço conta com caminhos externos à sala, todos cobertos, que levam aos quartos. A mansão ainda conta com quadra de tênis e boate.

Atualmente, a casa tem uma instalação artística chamada Above Horizon. Trata-se de um skyspace, um ambiente arquitetônico projetado com um grande buraco no teto, para permitir apreciação do céu.

E a laje nervurada?

Um dos pontos marcantes da arquitetura da Sheats-Godstein Residence é a valorização dos formatos triangulares. Isso se percebe em um dos espaços internos, em uma sala com o seu vértice voltado para a colina, abraçando o horizonte de LA.

Laje nervurada pelo mundo: Sheats-Godstein Residence

As linhas triangulares dão as caras novamente em um dos pontos mais icônicos da residência: a área externa da sala principal. Mais precisamente no teto da saída para a piscina.

Se toda área de lazer com piscina já naturalmente gera admiração, a área da mansão de Sheats-Goldstein impressiona ainda mais com seu teto em laje nervurada de fôrmas triangulares.

Laje nervurada pelo mundo: Sheats-Godstein Residence

Além da função estrutural, que gerou uma construção mais leve e pôde criar uma área mais livre, a laje em concreto aparente com o formato triangular causa um destaque imediato do ambiente.

A casa é um perfeito exemplo da arquitetura orgânica, mesclando a construção com o ecossistema. A exploração de linhas geométricas pouco usuais revela também as influências da arquitetura modernista no trabalho de Lautner.

A Sheats-Goldstein Residence é talvez o exemplo mais exótico dos lugares que já abordamos na série Lajes Nervuradas pelo Mundo e, certamente, um dos projetos mais impressionantes.

O que você achou? Deixe seu comentário aqui em baixo e acompanhe sempre as novidades do Blog da Atex!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Eduardo Souza Lima (Capital)

        11 95259-6178

        eduardo.lima@atex.com.br

      • Maicon Douglas Oliveira (Capital)

        11 95259-5309

        maicon.oliveira@atex.com.br

      • Adriano Azevedo Oliveira (Capital)

        11 95259-5696

        adriano.oliveira@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br