nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Laje nervurada pelo mundo: Metropol Parasol

Publicado por admin em 2 de julho de 2018

Após uma breve passagem pelo Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji, na Índia, desembarcamos em Sevilha, na Espanha, para conhecer mais um projeto da série laje nervurada pelo mundo.

Desta vez, vamos conhecer uma das principais atrações da maior cidade da Andaluzia. O Metropol Parasol, finalizado em 2011, está localizado na Plaza de La Encarnación e faz parte de um novo projeto urbano para Sevilha.

Laje nervurada pelo mundo - Metropol Parasol 01

Também conhecido como Las Setas (os cogumelos, em espanhol) De La Encarnación, o monumento tem formato de gigantescos guarda-sóis que abrigam um complexo urbano com atrações culturais e comerciais.

Por baixo de cada “seta”, encontram-se um museu, um mercado, bares, restaurantes, uma praça elevada, área de exposições com café, playground infantil e, no subsolo, uma exposição com restos arqueológicos romanos e árabes.

Conhecendo o projeto

O projeto do Metropol Parasol, concebido pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann, tinha o objetivo de revitalizar a Plaza de La Encarnación, um dos principais pontos da cidade.

Em sua época de finalização, o Metropol Parasol foi considerado a maior estrutura feita inteiramente de madeira no mundo. Com custo de 90 milhões de euros, a estrutura tem 150m de extensão, 75m de largura e 28m de altura. Para compor os seis quebra-sóis em forma de cogumelos foram usadas 3.000 peças de madeira.

Laje nervurada pelo mundo - Metropol Parasol 02

Cada peça tem espessura que varia de 7 a 22 centímetros. Elas contam com um revestimento de poliuretano impermeável para proteção, mas que permite a transpiração do material. As peças foram unidas por meio de barras de aço e montadas no próprio local. O material foi escolhido para suportar as altas temperaturas do verão da Andaluzia.

Construído em uma área de escavação arqueológica, usada como estacionamento e pouco apelo turístico, o projeto visava revitalizar a região. Contudo, por estar próximo a construções históricas da marcante arquitetura medieval de Sevilha, as Setas de Sevilla (como também é chamado), foi alvo de críticas pelos mais puristas. Já seus defensores apreciam a união de clássico e moderno que os traços contemporâneos da obra criaram para a vista da cidade.

Laje nervurada pelo mundo - Metropol Parasol 03

Mesmo com as evidentes diferenças entre o Metropol e as construções antigas, há algo de uníssono na nova paisagem de Sevilha, e isso não foi à toa, como conta o próprio Jürgen Mayer-Hermann: “Eu queria criar uma catedral sem paredes que fosse democrática”.

Uma nova vista para Sevilla

O Metropol Parasol é dividido em quatro pisos. No subsolo, está o Museu Antiuqarium, onde estão expostos vestígios arqueológicos das presenças romana e árabe na região.

No térreo, está o Mercado de La Encarnación, com produtos de agricultores locais.

Laje nervurada pelo mundo - Metropol Parasol 04

Nos dois níveis superiores, temos terraços panorâmicos que passam por entre e acima das estruturas vazadas de madeira. No terceiro, uma praça elevada de espaço para convivência.

O quarto piso conta com uma passarela, onde os visitantes podem apreciar livremente a vista de Sevilha por cima dos cogumelos. O andar conta com bar e uma área de eventos.

No quinto e último piso está o principal mirante do Metropol Parasol, a um nível de 28 metros de altura.

Laje nervurada pelo mundo - Metropol Parasol 05

E as lajes nervuradas?

Se o Metropol Parasol não utiliza uma estrutura comum de laje nervurada – afinal, não há concreto e a armadura é feita por barras de aço que atravessam as pelas de madeira – a estrutura de madeira talvez nem possa ser considerada um piso/laje comum.

Contudo, o formato cúbico, mesmo que vazado, é nitidamente derivado da estética da laje nervurada. Assim como o Aeroporto de Chhatrapati Shivaji, a estrutura alveolar já é evidente desde as colunas dos cogumelos, e está presente em cada curva que tornou as Setas de Sevilla um monumento tão único, um novo ícone da Espanha.

Imperdível!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Rodrigo Bertinato

        (11) 95259-5309

        rodrigo.bertinato@atex.com.br