nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Laje nervurada pelo mundo: Alcuin Library, em Minnesota

Publicado por admin em 15 de março de 2019

A nossa série sobre projetos de destaque com laje nervuradas alonga sua estadia nos Estados Unidos. Após conhecermos o incrível Washington Metro, vamos a Minnesota conhecer a Alcuin Library, a biblioteca da Universidade de Saint John.

Fundada em 1870, a instituição passou por um processo de renovação no meio do século passado. O diretor Abbot Dworschak pediu a proposta de 12 renomados arquitetos para expandir a estrutura do campus.

Na seleção de arquitetos, a maioria modernistas, estavam Water Gropius, Pietro Belluschi, Eero Saarinen e Richard Neutra. O escolhido pela escola foi Marcel Breuer. A decisão da equipe de Dworschak era embasada na necessidade de uma grande mudança nas dependências da organização.

“Nós achamos que o arquiteto modernista, com sua orientação para o funcionalismo e uso honesto de materiais, é singularmente qualificado para produzir um trabalho católico”, afirmou o direto em entrevista à Architecture MN em 2008.

Laje Nervurada pelo mundo: Alcuin Library

Conhecendo o projeto da Alcuin Library

A biblioteca Alcuin Library foi construída em 1964. Considerada o grande ponto de referência da faculdade. O objetivo da construção era oferecer um espaço aberto e moderno em um momento de mudanças e otimismo.

A biblioteca foi projetada para criar grandes volumes de espaço que são subdivididos pelo mobiliário para dá origem à áreas de diferentes atividades.

O marco estilístico da estrutura de Marcel Breuer foram as colunas de concreto que abriam com galhas de árvores. O design bruto com o material aparente comunica sua força por toda a extensão da biblioteca, dividindo-a em volumes junto à grande escada central.

Laje Nervurada pelo mundo: Alcuin Library

O concreto foi o material dominante, mas o projeto ainda conta com paredes de gesso, painéis de madeira, pilhas de livros de aço, granito polido e carpete.

As grandes janelas quadradas também contribuem para a ideia de espaço que Breuer implementou na Alcuin Library. Elas permitem a entrada de luz natural que possibilita uma leitura confortável durante o dia. As formas geométricas bem definidas criam um grande vão livre, com poucas definições estruturais impostas no ambiente interno.

As lajes nervuradas utilizadas no projeto garantiram que uma estrutura robusta e de planta aberta pudesse ser executada, graças à leveza e resistência da solução. As grandes colunas de concreto, que têm função estilística e estrutural, garantem que a biblioteca não precise de outras estruturas verticais de sustentação.

Laje Nervurada pelo mundo: Alcuin Library

As regiões maciças da laje, onde há apoio das chamadas “árvores de concreto”, formam uma versão gigantesca de uma laje cogumelo, dando ainda mais destaque para a obra de Breuer.

A valorização do concreto aparente também é marca registrada do projeto, o que dialoga direto com a estética das nervuras.

Um marco da arquitetura modernista

Laje Nervurada pelo Mundo: Alcuin Library

A obra é considerada um marco do movimento modernista da arquitetura americana, em especial, uma grande influência para outros campi universitários americanos.

O uso do concreto como material primários do projeto por Breuer, aplicado em estruturas retilíneas e curvilíneas, tornou a Saint John’s Universtiry uma referência estética nos Estados Unidos.

Arquitetura com laje Atex

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Eduardo Souza Lima (Capital)

        11 95259-6178

        eduardo.lima@atex.com.br

      • Maicon Douglas Oliveira (Capital)

        11 95259-5309

        maicon.oliveira@atex.com.br

      • Adriano Azevedo Oliveira (Capital)

        11 95259-5696

        adriano.oliveira@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br