nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Guia introdutório para o BIM

Publicado por admin em 29 de junho de 2018

O BIM, sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção em tradução livre, representa uma mudança de paradigma nos processos da engenharia civil. Trata-se de um novo conceito que utiliza a modelagem 3D para impactar as mais diferentes etapas e equipes envolvidas em um projeto de construção.

Além de facilitar a visualização , como se transitasse de desenhos técnicos 2D para maquetes, os projetos que implementam a tecnologia BIM podem representar mais do que apenas uma simulação da obra, agregando informações de valores, preços e quantidade de materiais.

O que é o BIM?

A tecnologia da Modelagem de Informação da Construção é um novo modelo de produção que tem foco na informação integralizada. O BIM possibilita uma metodologia de trabalho que, por meio de softwares, aprimoram a cooperação em todas as fases de um projeto – passando pela criação arquitetônica até o final da construção.

No BIM, o foco é na informação. As linhas dos projetos não são apenas linhas, como no CAD. Elas são interpretadas pelo software para a função que ocupam, e podem ser abastecidas de informações como tipo de material, valores e necessidades de manutenção.

Os softwares compatíveis com a tecnologia BIM são capazes de interpretar as geometrias do projeto, definindo e diferenciando as diferentes estruturas na modelagem. Essas representações incluem da forma do empreendimento até a disposição do canteiro de obras, por exemplo.

Com a participação dos vários setores no sistema do projeto, o BIM oferece maior agilidade nos processos, permitindo que ele seja abastecido de todo tipo de informações a qualquer momento – seja de engenheiros, arquitetos, administradores e profissionais da área de compras.

Isso evita que burocracias tornem o desenvolvimento de um projeto mais moroso. Um estudo americano provou que a falta de interoperabilidade nas obras gera um custo de US$ 15,8 bi todos os anos.

Diferença para o CAD

Ao visualizar um projeto em BIM, é fácil vir a comparação com aqueles em CAD. O termo – sigla em inglês para Computer Aided Design, ou desenho assistido por computador, em tradução livre – é um nome genérico para linguagem de computação utilizada em desenhos técnicos.

Desenvolvido nos anos 1950, o CAD tem um longo histórico de uso em diversas áreas da engenharia, arquitetura, geologia, geografia e design. Ele foi o responsável pela substituição de projetos em lápis e papel, trazendo mais eficiência e automação para essas áreas de atuação.

Inicialmente, os softwares de CAD ofereciam apenas objetos 2D, com a aplicação de linhas e vetores coordenados. Com o tempo, passou por modificações para oferecer modelagens 3D, mas o software seguiu com objetivo final de representação.

Em contrapartida, a metodologia BIM expande o fim da simples modelagem. Com a introdução do conceito de objetos inteligentes – aqueles que, como citados anteriormente, são mais que expressões geométricas e trazem em si informações contextuais de diversos tipos – os projetos em BIM são considerados 4D, por vezes até de cinco dimensões, considerando a inclusão de variáveis como custo e tempo.

Enquanto o CAD se limita à representação gráfica, o BIM permite que a modelagem se torne acessível para além da parte técnica, com participação de departamentos de gestão para fins de análise produtiva e econômica.

Assim, o mercado recebeu uma série de softwares preparados para atender às demandas da metodologia BIM. Alguns deles podem até utilizar a importar projetos CAD para utilizar a modelagem 3D já concebida, mas o diferencial são as funcionalidades BIM que garantem interoperabilidade aos processos.

Entre os principais softwares usados no mercado, podemos citar o Autodesk Revit, Vector Works e ArchiCad. Vários programas anteriormente focados em CAD já foram atualizados para integrar a metodologia BIM.

Benefícios para a engenharia civil

Como já foi comentado durante todo o texto, a tecnologia BIM gera benefícios não somente para os profissionais da engenharia civil, mas para todo o escopo dos projetos.

O BIM ajuda a tornar os processos mais assertivos, já que com a possibilidade de se atualizar informações a todo momento, é mais fácil detectar qualquer situação de risco e imprevistos nas obras.

Com as quantidades de materiais e respectivos preços presentes em conjunto da demonstração gráfica, a metodologia torna a previsão de gastos mais palpável e precisa, podendo evitar atrasos de fornecedores e garantindo mais eficiência no empreendimento.

O apelo visual dos softwares que usam a tecnologia também garante outras vantagens, como a facilidade de compreensão para equipes não técnicas, como compras e marketing, ao mesmo tempo em que facilita a logística do projeto, permitindo a realização de um planejamento preciso do canteiro de obras.

A facilidade de compartilhamento de informações agiliza a maior parte dos processos, permitindo o cumprimento dos prazos estabelecidos, e possibilita soluções práticas, por meio da realização de testes prévios.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Rodrigo Bertinato

        (11) 95259-5309

        rodrigo.bertinato@atex.com.br