Parte essencial na execução de qualquer sistema de pisos e lajes é o escoramento utilizado. Ele é o responsável pelo suporte de cargas da estrutura de um pavimento em obra até que o processo de cura do concreto esteja finalizado. O sistema de escoramento específico se destaca dos demais pela maior facilidade de instalação das fôrmas – processo importante na execução de lajes nervuradas.
Nele, as fôrmas são instaladas diretamente na estrutura criada pelas vigas primárias e secundárias do cimbramento. O processo inclui uma lista curta de elementos.
Fora as vigas, estão presentes as escoras, o contraventamento e o drophead.
Assim, tem-se apenas um nível de vigas, o que simplifica o processo de montagem e desmontagem da estrutura pré-cura.
O sistema de escoramento específico gera vantagens importantes para o desenvolvimento de uma obra, e é por isso que todo engenheiro calculista deve ficar de olho nos benefícios desse tipo de projeto.
Vamos então aos principais prós do escoramento específico.
Maior qualidade no resultado final
O sistema de escoramento dá o suporte físico de sustentação da laje/pavimento enquanto o concreto não adquire a resistência final. Assim, um cálculo preciso de um engenheiro calculista habilitado é de extrema importância para que a escora garanta uma estrutura final perfeita, reduzindo as patologias do concreto e uma execução ágil e eficiente.
O desenho final da obra define precisamente a distância entre as escoras, equipamentos e orientações. Esse projeto garante qualidade não só ao resultado final, mas a todo processo de execução.
Ganho de tempo e facilidade na obra
O uso de um sistema de escoramento específico converge com a agilidade que uma estrutura em laje nervurada oferece. Ele permite retirar a estrutura de vigas (ou réguas) e contraventamento em apenas 72 horas após a cura do concreto, mantendo apenas as escoras com o drophead e as fôrmas.
E o processo de retirada das formas e vigas principais e secundárias é muito simples. Utilizando um martelo, basta aplicar pequenos golpes na cruzeta, que irá gerar e descer cerca de 10 cm, possibilitando a tirada das vigas. A desforma ocorre de forma similar, com cuidado para não aplicar a pressão nas pontas das fôrmas.
Essa estrutura modular, que pode ser retirada em etapas, facilita o processo e disponibiliza maior espaço de trânsito na obra, com mais segurança para os profissionais envolvidos.
Obra mais sustentável
O sistema de escoramento específico garante uma obra mais sustentável durante todo o processo de estruturação de pavimentos e concretagem.
Com as réguas principais e secundárias de apoio para as fôrmas das lajes, o uso de compensado é dispensado, o que pode gerar uma economia de até 90% de madeira.
O escoramento específico representa uma opção eficiente e produtiva para a obra. Agiliza e facilita os processos, mantendo a equipe motivada e focava no resultado final.
Se tiver alguma dúvida sobre os principais tipos de escoramento e as melhores fôrmas para laje nervurada, é só falar com Atex aqui pelo blog, em nosso site ou nas redes sociais. Será um prazer conversar com você!