nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Como economizar na sua obra com diferentes estruturas de laje nervurada?

Publicado por admin em 31 de agosto de 2017

Se o tipo de laje tem impacto direto em um projeto de construção, seja nos aspectos técnicos, custos e tempo de obra, isso cresce progressivamente quando se abrange toda a estrutura de suporte da laje.

A substituição simples de uma laje plana e maciça tradicional por uma laje nervurada pode oferecer uma série de benefícios a um projeto, com destaque à redução de custos devido ao menor uso de concreto, aço e de calhas de madeira.

E com diferentes tipos de estrutura de sustentação da obra, além do tipo de laje, pode ocorrer impactos positivos na economia, na flexibilidade e na organização da execução do projeto.

Os apoios entre piso e laje podem utilizar diferentes soluções de engenharia estrutural, cada uma beneficiando necessidades distintas, sejam elas redução de custos ou a criação de ambientes que exigem vãos maiores, como estacionamentos, por exemplo.

Conheça alguma dessas soluções:

Lajes estruturadas sobre vigas

Ao utilizar a laje nervurada com apoio sobre vigas um projeto pode chegar a até 30% de economia de concreto e aço. Mesmo com o apoio das vigas, é possível vencer vãos maiores.

Laje nervurada sobre vigas

A estrutura usada na concretagem dispensa a utilização do assoalho de madeira, trazendo economia, rapidez e sustentabilidade ao projeto.

Lajes estruturadas em cogumelo

Esse tipo de laje elimina o uso de vigas em favor da estrutura de sustentação de cogumelos – ou capitéis. Nas regiões de maior esforço, onde encontram-se os pilares, utilizam-se formas para lajes maciças.

Onde há menor esforço, lajes nervuradas são utilizadas. Geralmente, apenas 20% da área total é maciça. Em média, pode se economizar 6% de aço e 22% de concreto.

Laje nervurada cogumelo

A estrutura em cogumelo proporciona maior produtividade na obra durante a montagem de escoramento pois este é somente montado em um nível horizontal, já que a estrutura não utiliza vigas sobre as colunas.

Com o uso dessa solução é possível vencer grandes vãos. Essa estrutura é muito utilizada em estacionamentos, por exemplo. Utilizando uma laje cogumelo com altura de 30 cm, é possível vencer um vão de 7,5 metros, que corresponde a 3 vagas de garagem.

Lajes estruturadas com faixas

Laje nervurada em vigas
Outra forma de sustentação da laje se dá pelas chamadas vigas faixas. Essa estrutura decorre de quando a laje é apoiada em vigas da mesma altura, formando um único horizonte de fôrmas e escoramentos.

Isso facilita a obra, com mais produtividade, principalmente em relação à laje maciça sem vigas. A laje com faixas pode reduzir o consumo de concreto em até 19% e o de aço em até 26%.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Rodrigo Bertinato

        (11) 95259-5309

        rodrigo.bertinato@atex.com.br