nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Lajes nervuradas x Lajes maciças: desempenho acústico e de incêndio

Publicado por admin em 13 de novembro de 2017

A Norma de Incêndio para lajes de edifícios, em vigor desde 2004, passou a chamar mais atenção após a publicação da Norma de Desempenho em 2013. A publicação gerou uma série de dúvidas nas avaliações de viabilidade para lajes nervuradas e maciças, principalmente em relação ao desempenho acústico e contra incêndios. Nesse texto, então, vamos tirar essas dúvidas e avaliar as melhores soluções para diferentes projetos.

A começar, tratamos de algumas dimensões básicas. Um erro comum de interpretação poderia fazer das lajes nervuradas menos atrativas, mas a análise correta mostra que não é o caso.

A Norma de Incêndio estabelece que a largura mínima das nervuras deve ser de 8 cm, 10 cm, 12 cm e 16 cm e capa de 6 cm, 8 cm, 10 cm e 12 cm para tempo requerido de resistência a fogo (TRRF) de 30, 60, 90 e 120 minutos, respectivamente.

Já a espessura da capa mínima (4 cm) é definida por outra Norma, a de Projeto – NBR 6118.

A norma de Incêndio recomenda uma espessura mínima da capa, mas especificamente para o sistema de piso, que inclui além da capa estrutural, camadas de regularização, contra piso e piso que sejam de cimento e areia para terem o mesmo desempenho térmico do concreto. A Norma de Incêndio, especificamente, não considera a camada de isolamento acústico.

Estrutura para desempenho acústico e contra incêndio

Desempenho Acústico

Em testes relatados em artigo do Jornal TQS News, a espessura da laje não teve relação diretamente proporcional com o desempenho acústico da laje.

Com uma laje maciça três vezes maior que um modelo referência de comparação, foi registrado um ganho de isolamento de apenas 18%. Ou seja, uma estrutura maior, mais cara, que exige maior reforço e tempo de execução, não gera um melhor resultado.

Aumentar a espessura das lajes para reduzir a passagem de som não é a escolha estrutural adequada. Nesse sentido, o uso de materiais como mantas acústicas e pisos flexíveis são mais econômicos e fácil implementação.

Em trabalhos realizados na Universidade do Extremo Sul Catarinense, diferentes estruturas de lajes – pré-moldada, maciça, nervurada com EPS e nervurada com fôrma plástica – foram colocadas em testes de desempenho acústico.

A tabela abaixo mostra que os modelos de laje nervurada tiveram o melhor desempenho, seguido pela laje maciça e a pré-moldada.

Comparativo de lajes no desempenho acústico

Confira o artigo completo no link.

Desempenho contra incêndio

O desempenho contra incêndios também tem relação diminuta com a espessura da laje.

Outros materiais podem desempenhar a função de barreira contra o incêndio de forma mais eficiente que o concreto de laje. Acima da laje, é comum o uso de camadas de materiais como argamassa, concreto magro ou celular. Materiais mais baratos, mais leves e de fácil implementação no projeto.

A Atex do Brasil disponibiliza a Norma de Desempenho NBR 15575 e de Incêndio NBR 15200, no site. Clique aqui para ler.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Rodrigo Bertinato

        (11) 95259-5309

        rodrigo.bertinato@atex.com.br