nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Como realizar a desforma das lajes nervuradas

Publicado por admin em 9 de novembro de 2017

Executar um sistema de laje nervurada gera inúmeras vantagens para um projeto. Entre os principais, os benefícios mais destacados são a economia de concreto e aço e a possibilidade de fazer vãos maiores. Contudo, um fator que pode passar despercebido é a facilidade de execução do processo. E hoje vamos falar de uma etapa chave: a desforma das lajes nervuradas.

Mas antes de falar do processo de retirada em si, vamos lembrar de alguns cuidados importantes!

Desmoldante

Após a montagem das fôrmas no escoramento, há um procedimento que ajudará na retirada delas do concreto. Trata-se da aplicação de um agente desmoldante – um produto de estado líquido que ajuda a separar as fôrmas do concreto.

Ele deve ser aplicado após a montagem das fôrmas, mas antes da instalação da armadura.

A principal função do desmoldante é impedir que o concreto cole nas fôrmas. Para evitar isso, a aplicação do produto cria uma camada fina e oleosa que impede o contato direto da mistura do concreto com as fôrmas.

O ideal é utilizar um desmoldante de ação química, com base de óleo vegetal, sempre seguindo as instruções de aplicação do fabricante.

Outra vantagem do uso do produto é que a execução da laje tem menor chance de causar avarias nas fôrmas. Assim, a obra não gera indenizações a pagar por danos ao material do fornecedor, e as peças podem ser reutilizadas em vários outros pavimentos de sua obra.

Desforma

Geralmente, após três dias de cura do concreto já é possível realizar a desforma. E para tal, é importante seguir o procedimento correto para não comprometer nem a estrutura e nem os materiais usados.

O primeiro deles é o local por onde puxar a fôrma. A maneira correta é puxá-las por uma das laterais, para baixo, até soltarem completamente.

NUNCA PUXE NAS PONTAS. Isso poderá danificar as peças e gerar mais custos de indenização para a obra. Ao soltar as fôrmas da laje, segure a fôrma para que ela não caia no chão, evitando danos ao material, ao ambiente da obra e à sua equipe. Assim, você evita danos humanos, materiais e não gera custos indesejados para a obra.

O segundo ponto de atenção são os equipamentos utilizados. Deve-se utilizar cunhas de madeira e martelos de borracha. Outros materiais mais invasivos na borda da nervura, como “pé de cabra”, podem estragar as fôrmas e até mesmo comprometer a apresentação da laje.

E claro, além dessas ferramentas, é obrigatório o uso dos EPI´s definidos pela legislação em vigor.

Seguindo esses procedimentos, somados ao uso do desmoldante correto, a retirada das fôrmas é facilitada, as peças não são comprometidas e sua obra ganha em agilidade e redução de custos.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Rodrigo Bertinato

        (11) 95259-5309

        rodrigo.bertinato@atex.com.br