Se você é um profissional da construção ou está pensando em construir uma edificação, já deve ter ouvido falar em LEED. Mas, você sabe o que é LEED e como essa certificação pode ser benéfica para o seu projeto?
LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, é uma certificação de construções sustentáveis que foi criada em 1999 nos Estados Unidos. Desde então, tem se espalhado pelo mundo e se tornando referência em edificações verdes. A certificação LEED reconhece as edificações que foram projetadas e construídas com o mínimo impacto ambiental possível e que promovem a sustentabilidade.
Como funciona o processo de certificação LEED?
A certificação LEED funciona através da concessão de créditos para edificações que atendam a critérios pré-estabelecidos. Esses créditos são divididos em seis categorias: Sítios Sustentáveis, Uso Eficiente da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna e Inovação e Processos.
Para receber a certificação, a edificação precisa cumprir um conjunto de pré-requisitos, além de obter um número mínimo de pontos. Existem quatro níveis de certificação LEED: Certified, Silver, Gold e Platinum, que são atribuídos de acordo com a quantidade de pontos obtidos.
A importância da certificação LEED
A certificação LEED é importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, ela ajuda a reduzir os danos ambientais da construção. Além disso, edificações certificadas são mais valorizadas no mercado imobiliário e proporcionam economia de recursos, como energia e água, reduzindo os custos operacionais do edifício.
Além disso, a certificação LEED ajuda a promover a conscientização ambiental, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis na construção civil e na sociedade como um todo.
Como a ATEX pode ajudar na obtenção da certificação LEED?
A ATEX, empresa especializada em soluções para a construção civil, oferece fôrmas plásticas recuperáveis para moldagem de lajes maciças, nervuradas vigas e pilares. Essas fôrmas podem ser utilizadas em edificações que buscam a certificação LEED, ajudando a pontuar nos itens de Materiais e Recursos e Inovação e Processo de Projeto.
O uso das fôrmas ATEX, para moldagem das estruturas de concreto é uma prática sustentável. Além de serem recicláveis, s fôrmas são produzidas com materiais duráveis e resistentes, que permitem sua reutilização em mais de 200 repetições, reduzindo assim o descarte de materiais e a demanda por recursos naturais. Além disso, a utilização de fôrmas reduz o consumo de recursos na obra, como: concreto, aço, madeira e pregos, entre outros. Dessa forma, é possível aliar a redução de danos ambientais, processos construtivos inovadores e eficiência econômica na construção civil.
Para conquistar a Certificação LEED, a obra precisa alcançar o valor mínimo de 26 pontos ou 40%, atendendo aos requisitos de redução de danos ambientais. São 69 pontos possíveis:
Sítios Sustentáveis = 14 pontos (20%)
Uso específico de água = 5 pontos (7%)
Energia e Atmosfera = 17 pontos (25%)
Materiais e Recursos = 13 pontos (19%)
Qualidade do ambiente interno = 15 pontos (22%)
Inovação e processo de projeto = 5 pontos (7%)
Como já destacamos acima a ATEX contribui nos itens Materiais e Recursos, Inovação e processo de projeto, entenda como:
Materiais e Recursos é dividido em 7 sub-ítens:
1. Reutilização de edifício (3 pts*)
2. Gestão de RCD (2 pts*)
3. Reutilização de recursos (2 pts*)
4. Materiais com conteúdo reciclado (2 pts*)
5. Materiais regionais/locais (2 pts*)
6. Materiais rapidamente renováveis (1 pt*)
7. Uso de madeira certificada (1 pt*)
Item 3: As Fôrmas ATEX são reutilizadas em mais de 200 repetições, além de serem recicláveis. Reduzem gastos de energia e emissão de CO2 na fabricação de novos equipamentos e o descarte de materiais.
Item 7: Os Sistemas Atexreduzem imensamente o uso de madeira, facilitando o controle do consumo e descarte.
Inovação e Processo de Projeto é dividido em 2 sub-ítens:
1. Inovação – estratégias de projeto e uso de tecnologias (4 pts*)
2. Envolvimento de profissional habilitado pelo LEED (1 pt*)
Item 1: Os Sistemas Atex são inovadores no uso de tecnologia para acelerar a obra, facilitar a execução e diminuir os custos.
A certificação LEED é uma importante ferramenta para promover a construção sustentável e reduzir o efeito das edificações sobre o meio ambiente. A utilização de fôrmas recuperáveis ATEX pode contribuir para a obtenção da certificação LEED, ajudando na pontuação de seus projetos.