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Atex renova certificação ISO 9001:2015

Publicado por admin em 26 de junho de 2018

A Atex Brasil foi certificada no mês de maio na versão ISO 9001:2015. A norma reconhecida internacionalmente para sistema de gestão de qualidade (SGQ) é utilizada por empresas de diversos setores para comprovar a capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de clientes e requisitos legais e regulatórios.

A renovação da certificação da Atex teve acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Um requisito importante da norma é a avaliação de riscos e oportunidades. Com os cumprimentos da norma, uma empresa certificada está habilitada a identificar mais rapidamente oportunidades de melhoria ou possíveis cenários de riscos.

As normas da ISO (International Organization for Standardization) são divididas em família. A série de normas 9000 trata de qualidade – a norma 9001 é focada especificamente nos sistemas de gestão para qualidade. Uma empresa que conquista o selo de certificação representa um reconhecimento nacional e internacional aos processos de gestão.

Atex é recertificada na ISO 9001:2015

Qual a importância da certificação?

Muito se fala sobre ISO e como corporações procuram se certificar para se destacar no mercado, mas como isso ocorre de fato?

A busca pela alta qualidade de produtos e serviços se tornou um padrão no ambiente coorporativo e nas relações B2B. Assim, nasceu em 1947 a Organização Internacional para Padronização (ISO) com objetivo de criar padrões e parâmetros internacionais para uma série de processos, serviços e produtos para garantir qualidade, segurança e eficiência.

O conjunto de normas abrangem todo tipo de indústria, da tecnologia, passando por agricultura e saúde. A unificação das normas pela ISO tem como principal benefício facilitar o comércio exterior.

O processo de certificação é simples. Cada empresa pode implementar o próprio sistema de gestão de acordo com suas necessidades, estrutura e pelas exigências da norma. Um órgão certificado fará uma auditoria para atestar a qualidade dos processos instaurados.

Além da certificação original, auditorias periódicas são realizadas para reavaliar os processos de gestão.

Benefícios

Estar certificada pela ISO 9001 traz uma série de vantagens à Atex e seus parceiros

Com a padronização de práticas, a empresa utiliza linguagem comum para tratar com clientes e fornecedores de todo o mundo.

Com alinhamento às melhores práticas de gestão, as empresas se tornam aptas e abordar oportunidades e riscos de forma mais estruturada, em uma visão mais completa e eficiente. Assim, o negócio pode operar com melhor alinhamento entre gestão e objetivos de negócios.

A padronização do sistema de gestão de qualidade tem impacto direto na qualidade de produtos, processos e serviços, otimizando negócios e relação com clientes. Dessa forma, tem-se o contexto para chegar a objetivos ideais de qualquer empresa, que é operar com maior produtividade e menores custos.

Revisão da ISO 9001:2015

A ISO 9001 foi criada em 1987 e passou por pequenas mudanças ao longo dos anos. A maior parte das alterações visavam facilitar o entendimento das normas. Contudo, a modelo atual, vigente desde 2015, trouxe mudanças mais drásticas à certificação.

Confira algumas das principais mudanças abaixo:

Estrutura do documento

O Apêndice SL, documento que reúne os termos da norma, ganhou a seguinte nova estrutura:

  1. Introdução
  2. Escopo
  3. Referência normativa
  4. Termos e definições
  5. Contexto da organização
  6. Liderança
  7. Planejamento
  8. Apoio
  9. Operação
  10. Avaliação de desempenho
  11. Melhoria

Diferenciação entre produtos e serviços

A ISO 9001 abrange não somente empresas que fabricantes de produtos e prestadoras de serviços. Contudo, o texto mencionava unicamente o termo “produto”, o que poderia gerar dúvidas para alguns gestores e empresários.

Manutenção de conhecimento

Um ponto importante na revisão da norma é o gerenciamento do conhecimento gerado e mantido pela empresa. Isso impacta diretamente em como a empresa pode manter a gestão de qualidade no médio e longo prazo, garantindo conformidade em seus produtos ou serviços.

Dessa maneira, as formas de controles e registros da versão de 2008 foram substituídas pelo termo “informação documentada”, parte da gestão do conhecimento organizacional.

Registro de reclamações

Novidade da versão 2015, as empresas agora devem realizar registro e tratamento de reclamações formais realizadas, desde as feitas por clientes, fornecedores, funcionários e outros públicos de interesse.

 

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