nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Laje nervurada pelo mundo: Structure and Gardens em Bruxelas

Publicado por admin em 26 de outubro de 2018

Em nosso passeio pelo mundo, chegamos à charmosa capital belga Bruxelas. Se em outras ocasiões visitamos projetos suntuosos e imponentes, como Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, na Índia, o subsolo da pirâmide do Louvre, na França, ou o Metropol Parasol, na Espanha, dessa vez veremos um projeto que abusa da simplicidade, mas sem abrir mão da criatividade.

O projeto é de autoria do escritório BAUKUNST, criado em 2008 na própria capital da Bélgica. Trata-se de um espaço público em uma antiga fábrica no município de Molenbeek-St-Jean que ganhou novas linhas com um trabalho cheio de sutilezas. O paisagismo foi concebido pelo estúdio Landinzicht.

Laje em Bruxelas - Visão aérea Structure and Gardens

 

Conhecendo o projeto

O projeto tem autoria de Adrien Verschuere, fundador do BAUKUNST, Benoît Delpierre, Fabian Maricq. O escritório já se destacou por seus projetos em espaços públicos, sendo premiados no Urban Public Space 2017.

Um dos destaques da construção é sua posição em uma área tomada por construções industriais em Bruxelas. A região de Molenbeek-St-Jean se destaca na cidade justamente pela presença densa da natureza, mas com a falta de construções marcantes ou icônicas.

Nos últimos anos, Bruxelas tem buscado otimizar o uso dos espaços intersticiais como forma não somente em esforços estéticos de arquitetura e paisagismo, mas também para racionalizar as ocupações urbanas.

Os espaços entre os prédios tradicionalmente tinham pouco proveito, o que acabava por caracterizar um mau uso do espaço público, com desperdício de áreas urbanas. É o caso do Structure and Gardens!

Laje Nervurada em Bruxelas - Structure and Gardens

A área do projeto inclui um pátio de um quarteirão na Rua des Quatre-Vents, um espaço residual na parte de trás de uma escola pública, uma igreja e um prédio residencial. A ideia é justamente transformar áreas desaproveitadas em jardins de convívio aconchegantes. Por existir inúmeras áreas do tipo, tem-se a possibilidade de criar vários núcleos de espaços verdes de convívio em meio urbano.

Nesse contexto, em 2009 o conselho de municipal de Molenbeek-Saint-Jean e o governo da região metropolitana incluiu no plano geral a recuperação do pátio da Quatre-Vents. O projeto foi finalizado em 2016.

Laje Nervurada em Bruxelas - Structure and Gardens

Como apontamos para a simplicidade da construção, a ideia era que a área do jardim, já existente, ganhasse um teto para proteger os visitantes das constantes chuvas de Bruxelas e assim atrair mais pessoas.

E a laje nervurada?

Sem paredes, o Structure and Garden é um teto sustentado em quatro pilastras posicionadas no centro de cada uma das laterais de 15 metros de comprimento. Com um pé direito elevado, a estrutura garante proteção e tranquilidade, enquanto mantem um ambiente arejado e iluminado.

Para ter uma estrutura leve nessa cobertura construída, foi optado por uma solução de laje nervurada. Isso possibilitou o grande vão livre, tendo como estruturas de apoio apenas os quatro pilares laterais.

Laje Nervurada em Bruxelas - Structure and Gardens

O grande recurso estilístico da laje são suas três aberturas, utilizadas estrategicamente para permitir a passagem de árvores que estão enraizadas sob a área coberta. As aberturas foram calculadas com base no número de fôrmas utilizadas. A menor é uma vazão de uma fôrma, a segunda em uma proporção 2×2 e a maior um quadrado 3×3.

Assim, a estrutura é essencialmente simples: uma área coberta, com laterais abertas, sustentada em quatro pilares. São as sutilezas que fazem a diferença, no caso, a posição dos suportes e as áreas abertas para passagem das árvores.

Laje Nervurada em Bruxelas - Structure and Gardens

Assim, a estrutura se tornou um centro de estar público, como era a intenção dos realizadores, dando lugar a reuniões de moradores, shows, oficinas infantis, churrascos, peças de teatro e mostras de cinemas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Rodrigo Bertinato

        (11) 95259-5309

        rodrigo.bertinato@atex.com.br