nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Atex renova certificação ISO 9001:2015

Publicado por admin em 26 de junho de 2018

A Atex Brasil foi certificada no mês de maio na versão ISO 9001:2015. A norma reconhecida internacionalmente para sistema de gestão de qualidade (SGQ) é utilizada por empresas de diversos setores para comprovar a capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de clientes e requisitos legais e regulatórios.

A renovação da certificação da Atex teve acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Um requisito importante da norma é a avaliação de riscos e oportunidades. Com os cumprimentos da norma, uma empresa certificada está habilitada a identificar mais rapidamente oportunidades de melhoria ou possíveis cenários de riscos.

As normas da ISO (International Organization for Standardization) são divididas em família. A série de normas 9000 trata de qualidade – a norma 9001 é focada especificamente nos sistemas de gestão para qualidade. Uma empresa que conquista o selo de certificação representa um reconhecimento nacional e internacional aos processos de gestão.

Atex é recertificada na ISO 9001:2015

Qual a importância da certificação?

Muito se fala sobre ISO e como corporações procuram se certificar para se destacar no mercado, mas como isso ocorre de fato?

A busca pela alta qualidade de produtos e serviços se tornou um padrão no ambiente coorporativo e nas relações B2B. Assim, nasceu em 1947 a Organização Internacional para Padronização (ISO) com objetivo de criar padrões e parâmetros internacionais para uma série de processos, serviços e produtos para garantir qualidade, segurança e eficiência.

O conjunto de normas abrangem todo tipo de indústria, da tecnologia, passando por agricultura e saúde. A unificação das normas pela ISO tem como principal benefício facilitar o comércio exterior.

O processo de certificação é simples. Cada empresa pode implementar o próprio sistema de gestão de acordo com suas necessidades, estrutura e pelas exigências da norma. Um órgão certificado fará uma auditoria para atestar a qualidade dos processos instaurados.

Além da certificação original, auditorias periódicas são realizadas para reavaliar os processos de gestão.

Benefícios

Estar certificada pela ISO 9001 traz uma série de vantagens à Atex e seus parceiros

Com a padronização de práticas, a empresa utiliza linguagem comum para tratar com clientes e fornecedores de todo o mundo.

Com alinhamento às melhores práticas de gestão, as empresas se tornam aptas e abordar oportunidades e riscos de forma mais estruturada, em uma visão mais completa e eficiente. Assim, o negócio pode operar com melhor alinhamento entre gestão e objetivos de negócios.

A padronização do sistema de gestão de qualidade tem impacto direto na qualidade de produtos, processos e serviços, otimizando negócios e relação com clientes. Dessa forma, tem-se o contexto para chegar a objetivos ideais de qualquer empresa, que é operar com maior produtividade e menores custos.

Revisão da ISO 9001:2015

A ISO 9001 foi criada em 1987 e passou por pequenas mudanças ao longo dos anos. A maior parte das alterações visavam facilitar o entendimento das normas. Contudo, a modelo atual, vigente desde 2015, trouxe mudanças mais drásticas à certificação.

Confira algumas das principais mudanças abaixo:

Estrutura do documento

O Apêndice SL, documento que reúne os termos da norma, ganhou a seguinte nova estrutura:

  1. Introdução
  2. Escopo
  3. Referência normativa
  4. Termos e definições
  5. Contexto da organização
  6. Liderança
  7. Planejamento
  8. Apoio
  9. Operação
  10. Avaliação de desempenho
  11. Melhoria

Diferenciação entre produtos e serviços

A ISO 9001 abrange não somente empresas que fabricantes de produtos e prestadoras de serviços. Contudo, o texto mencionava unicamente o termo “produto”, o que poderia gerar dúvidas para alguns gestores e empresários.

Manutenção de conhecimento

Um ponto importante na revisão da norma é o gerenciamento do conhecimento gerado e mantido pela empresa. Isso impacta diretamente em como a empresa pode manter a gestão de qualidade no médio e longo prazo, garantindo conformidade em seus produtos ou serviços.

Dessa maneira, as formas de controles e registros da versão de 2008 foram substituídas pelo termo “informação documentada”, parte da gestão do conhecimento organizacional.

Registro de reclamações

Novidade da versão 2015, as empresas agora devem realizar registro e tratamento de reclamações formais realizadas, desde as feitas por clientes, fornecedores, funcionários e outros públicos de interesse.

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Lucas Neves

        (11) 95259-5309

        lucas.neves@atex.com.br