A Atex Brasil foi certificada no mês de maio na versão ISO 9001:2015. A norma reconhecida internacionalmente para sistema de gestão de qualidade (SGQ) é utilizada por empresas de diversos setores para comprovar a capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de clientes e requisitos legais e regulatórios.
A renovação da certificação da Atex teve acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Um requisito importante da norma é a avaliação de riscos e oportunidades. Com os cumprimentos da norma, uma empresa certificada está habilitada a identificar mais rapidamente oportunidades de melhoria ou possíveis cenários de riscos.
As normas da ISO (International Organization for Standardization) são divididas em família. A série de normas 9000 trata de qualidade – a norma 9001 é focada especificamente nos sistemas de gestão para qualidade. Uma empresa que conquista o selo de certificação representa um reconhecimento nacional e internacional aos processos de gestão.
Qual a importância da certificação?
Muito se fala sobre ISO e como corporações procuram se certificar para se destacar no mercado, mas como isso ocorre de fato?
A busca pela alta qualidade de produtos e serviços se tornou um padrão no ambiente coorporativo e nas relações B2B. Assim, nasceu em 1947 a Organização Internacional para Padronização (ISO) com objetivo de criar padrões e parâmetros internacionais para uma série de processos, serviços e produtos para garantir qualidade, segurança e eficiência.
O conjunto de normas abrangem todo tipo de indústria, da tecnologia, passando por agricultura e saúde. A unificação das normas pela ISO tem como principal benefício facilitar o comércio exterior.
O processo de certificação é simples. Cada empresa pode implementar o próprio sistema de gestão de acordo com suas necessidades, estrutura e pelas exigências da norma. Um órgão certificado fará uma auditoria para atestar a qualidade dos processos instaurados.
Além da certificação original, auditorias periódicas são realizadas para reavaliar os processos de gestão.
Benefícios
Estar certificada pela ISO 9001 traz uma série de vantagens à Atex e seus parceiros
Com a padronização de práticas, a empresa utiliza linguagem comum para tratar com clientes e fornecedores de todo o mundo.
Com alinhamento às melhores práticas de gestão, as empresas se tornam aptas e abordar oportunidades e riscos de forma mais estruturada, em uma visão mais completa e eficiente. Assim, o negócio pode operar com melhor alinhamento entre gestão e objetivos de negócios.
A padronização do sistema de gestão de qualidade tem impacto direto na qualidade de produtos, processos e serviços, otimizando negócios e relação com clientes. Dessa forma, tem-se o contexto para chegar a objetivos ideais de qualquer empresa, que é operar com maior produtividade e menores custos.
Revisão da ISO 9001:2015
A ISO 9001 foi criada em 1987 e passou por pequenas mudanças ao longo dos anos. A maior parte das alterações visavam facilitar o entendimento das normas. Contudo, a modelo atual, vigente desde 2015, trouxe mudanças mais drásticas à certificação.
Confira algumas das principais mudanças abaixo:
Estrutura do documento
O Apêndice SL, documento que reúne os termos da norma, ganhou a seguinte nova estrutura:
- Introdução
- Escopo
- Referência normativa
- Termos e definições
- Contexto da organização
- Liderança
- Planejamento
- Apoio
- Operação
- Avaliação de desempenho
- Melhoria
Diferenciação entre produtos e serviços
A ISO 9001 abrange não somente empresas que fabricantes de produtos e prestadoras de serviços. Contudo, o texto mencionava unicamente o termo “produto”, o que poderia gerar dúvidas para alguns gestores e empresários.
Manutenção de conhecimento
Um ponto importante na revisão da norma é o gerenciamento do conhecimento gerado e mantido pela empresa. Isso impacta diretamente em como a empresa pode manter a gestão de qualidade no médio e longo prazo, garantindo conformidade em seus produtos ou serviços.
Dessa maneira, as formas de controles e registros da versão de 2008 foram substituídas pelo termo “informação documentada”, parte da gestão do conhecimento organizacional.
Registro de reclamações
Novidade da versão 2015, as empresas agora devem realizar registro e tratamento de reclamações formais realizadas, desde as feitas por clientes, fornecedores, funcionários e outros públicos de interesse.