Veja o case do Alameda Jardins: mais de 130 mil Reais economizados com o Sistema Planex
Tipo de obra: uma torre residencial e uma torre comercial
Construtora: Rocontec
Fornecedor: Atex do Brasil
Produto: Sistema Planex – fôrmas plásticas para a construção de lajes maciças, vigas e pilares
Profissionais envolvidos:
Engenheiro Responsável: Rafael Peloi
Gerente geral: André kummer
Diretor Técnico: Rodrigo Rocha
Desafio da obra
Reduzir o custo com a troca das fôrmas danificadas ao longo da execução da estrutura, redução do impacto ambiental causado pelo uso de madeira para forma e redução de lâmpadas, uma vez que a forma é translúcida e possibilita a passagem de iluminação natural. Aumentar produtividade em até 20% na montagem das fôrmas, por ser um produto leve e de fácil montagem, além de garantir a qualidade da estrutura por ser de fácil conferência e pela integridade mantida nos painéis.
O processo
O Sistema Planex é uma inovação para otimizar o processo executivo de lajes maciças garantindo obras mais limpas, organizadas e ecologicamente sustentáveis.
Com o sistema, é possível reduzir os ciclos de concretagem utilizando apenas um jogo de fôrmas. A redução de mão de obra, ciclo e materiais, garante uma sensível queda de custos.
O conceito é substituir a utilização do compensado de madeira na concretagem das lajes maciças por fôrmas de plástico. Uma paginação do projeto estrutural é elaborada de modo a eliminar ao máximo a utilização de madeira em cada vão. O Planex é apoiado diretamente sobre barrotes da mesma maneira que o compensado.
O Sistema Planex, é uma inovação sustentável em formas plásticas, ligadas umas às outras através de travas. Os painéis medem 0,60 x 0,60 m e têm certificado para até 30 usos.
Seu uso resulta em um processo ecologicamente sustentável.
Como seria sem a implantação da solução
Com o sistema de fôrmas convencional, a obra teria um cronograma com ciclos de estrutura com um dia a mais por pavimento, além de uma variação maior nas deformações de estrutura.
Ganhos de produtividade
Redução de 20% no ciclo de estrutura.
Redução da necessidade de acabamento devido ao melhor acabamento da estrutura originado pelas fôrmas.
Ganhos financeiros
Com a redução de escoramento, fôrmas, uso de madeira e lâmpadas, a economia foi de R$ 130.000,00.
Impacto para obra como um todo
Em função da qualidade alcançada com o uso do sistema, a obra diminuiu a necessidade de regularizações de estrutura e diminuiu as espessuras dos revestimentos como gesso liso e contrapiso.
As fôrmas são leves e fáceis de transportar entre os pavimentos, aumentando o bem-estar dos profissionais envolvidos. Também geram uma redução significativa do uso de pregos e outros materiais.
Além do impacto financeiro direto, a redução dos resíduos gerados também representou redução de custo e menor impacto ambiental.