nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Laje nervurada pelo mundo: Royal National Theatre

Publicado por admin em 30 de outubro de 2017

Hoje o Blog da Atex inaugura uma nova sessão. Nos consideramos grandes embaixadores da laje nervurada no Brasil e lembramos de alguns exemplos para inspirar arquitetos e engenheiros. Agora, vamos apresentar projetos arquitetônicos de destaque pelo mundo que usam a estrutura. E vamos começar pelo Royal National Theatre, em Londres.

Laje nervurada pelo mundo - Royal National Theatre 01

O Teatro Nacional, inaugurado em 1976, é considerado um dos três principais ambientes artísticos da capital britânica. O prédio está localizado às margens do Rio Tâmisa, em South Bank, área central da cidade.

A estrutura conta com três grandes teatros, um centro de aprendizado, restaurantes, um bar ao lado do Tâmisa e uma livraria. O Teatro apresenta até 25 novos espetáculos por ano. As produções são transmitidas para cinemas de todo o mundo e via stream para escolas britânicas. A organização do teatro também produz conteúdo digital sobre a Segunda Arte.

Conhecendo o projeto

O projeto do Royal National Theatre é considerado a obra mais importante desenvolvida pelo arquiteto inglês Denys Louis Lasdun. Considerado um dos grandes arquitetos modernistas do século XX, a obra trabalho de Lasdun também apresenta influências clássicas.

Laje nervurada pelo mundo - Royal National Theatre 02

O Teatro é listado como Grade II*, uma das listagens das mais importantes obras na Inglaterra e no País de Gales. A obra faz parte do que é chamado de arquitetura brutalista, movimento estilístico que abusou do uso de concreto puro e aparente que se tornou popular em prédios públicos e escolas, por favorecer a função sobre o estilo e o fluxo de pessoas.

Projetado e construído em concreto, o prédio conta com estrutura concebida com base em tábuas de madeira, que geram a sensação de formar várias camadas. Esses estratos fazem a conexão dos espaços de espetáculos e de circulação, que era o principal foco de Lasdum na criação do National Theatre: a exploração do ambiente pelo visitante.

O traço comum da obra de Lasdum são linhas horizontais marcantes, fachadas sem janelas, pouca ênfase na entrada e o uso hábil do concreto. E o National Theatre é um perfeito exemplo dessas características.

Laje nervurada pelo mundo - Royal National Theatre 03

E as lajes nervuradas?

Em uma estrutura com tanto foco no concreto, o uso de lajes nervuradas se torna quase obrigatório para garantir eficiência e viabilidade econômica ao projeto. A grande quantidade de concreto que seria utilizado se a estrutura fosse maciça, além de tornar a obra mais cara, tornaria a estrutura extremamente pesada, o que dificultaria a manutenção e exigiria fundações ainda mais robustas.

Dessa forma, é facilmente perceptível a presença de nervuras na estrutura da base externa do teatro.

Laje nervurada pelo mundo - Royal National Theatre 04

Por dentro, o estilo do brutalismo arquitetônico permanece valorizando a aparência crua do concreto. Essa valorização do concreto mostra uma aproximação do estilo com o design industrial, que comumente também se utiliza de lajes nervuradas.

Assim, o ambiente interno exibe amplamente as nervuras da laje. A escolha não só acompanha a necessidade estrutural, mas também se comunica com as linhas externas e enaltece o material base. Isso também proporciona economia, já que há menos gastos com acabamento e a decoração consegue mais destaque.

Laje nervurada pelo mundo - Royal National Theatre 05

Laje nervurada pelo mundo - Royal National Theatre 06

Essa foi a primeira edição do Laje Nervurada pelo Mundo. Já conhecia o Royal National Theatre? Diz para a gente o que você achou nos comentários.

E para encerrar, uma frase de Denys Lasdun sobre o concreto. “Pode ser um material lindo se for utilizado da forma que sua própria natureza pretende ser usada. É um tipo de escultura…”

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br

      • Márcio Graciani

        (11) 95259-5696

        marcio.graciani@atex.com.br

      • Wlademir Corrêa

        (11) 95259-6178

        wlademir.correa@atex.com.br

      • Lucas Neves

        (11) 95259-5309

        lucas.neves@atex.com.br