Nosso terceiro estudo de caso faz um comparativo sobre a laje maciça protendida e a laje nervurada protendida.
Você está pronto para absorver mais esse conhecimento junto com a Atex?
Então vamos juntos nessa.
Qual é a principal diferença entre os dois modelos
A armação é a principal diferença entre as lajes de concreto protendido, quando comparadas às lajes de concreto tradicionais. Em vez de gaiolas e vergalhões feitas de aço, o modelo protendido é armado por meio de cordoalhas, que são materiais mais resistentes às tensões.
Esse sistema também permite o melhor uso da área de concreto, pois reduz a espessura da laje para 20 a 25 cm, comparada aos 31 a 35 cm dos modelos de lajes convencionais. Ele também possibilita a cobertura de vãos maiores, utilizando menos vigas, apenas quando forem necessárias. A utilização desse modelo diminui o peso da construção e o consumo de materiais, além de simplificar o canteiro de obras.
Vamos ao comparativo?
Atualmente, a laje maciça protendida é uma das mais aplicadas em projetos, devido à rapidez da construção e à facilidade do processo de execução, como um todo.
Uma alternativa que também costuma ser considerada “rival” da laje maciça protendida é a laje nervurada protendida. E para justificar sua aplicação, apresentamos um comparativo apresentando os pontos positivos e negativos de ambas.
Confira nas ilustrações abaixo.
Ao optar por uma laje com número reduzido de materiais, além de mais leve e menor custo, essa laje já é nervurada, seja ela protendida ou não.
Abaixo você confere o comparativo entre uma plana maciça e plana nervurada, sem protensão: