Parte essencial da construção civil, as lajes formam a estrutura plana e horizontal que divide os pavimentos de um projeto. Elas têm a função estrutural de realizar a cobertura, forro ou piso de uma edificação, sendo apoiadas por vigas e pilares.
No mercado de engenharia civil há um grande número de opções para a construção de lajes. Cada um desses modelos oferece benefícios diferentes e implicam em processos distintos.
Se no mercado brasileiro o uso de laje maciça domina culturalmente, as últimas décadas viram um grande crescimento do modelo de construção com o uso de lajes nervuradas por suas diversas vantagens que vão desde o início do projeto até o resultado final.
Elas são constituídas por nervuras interligadas por uma capa. O modelo de execução tem capacidade para cargas elevadas e, por utilizar menos material, gera uma obra mais econômica com uma estrutura mais leve.
E apesar de ser uma solução relativamente jovem, principalmente no Brasil, a tecnologia foi utilizada em construções clássicas de gregos, romanos, bizantinos e otomanos.
Já reparou no teto da Última Ceia, o famoso quadro de Leonardo da Vinci? Isso mesmo, uma construção do século I já usava uma estrutura similar às lajes nervuradas!
Confira então uma lista de alguns dos principais benefícios!
Redução de concreto e aço
O uso da laje nervurada elimina o concreto que não tem função estrutural. Assim, além de deixar a estrutura mais leve, a técnica reduz o uso de concreto e aço em até 40%.
Maior produtividade e agilidade da obra
Um projeto estrutural que executa lajes nervuradas tem leitura e montagem facilitadas. Na montagem do sistema de escoramento, a instalação das fôrmas é realizada nas guias, sem a necessidade de mão de obra especializada.
O processo de montagem da laje é prático. A colocação e retirada das fôrmas é rápida, e a armadura é mais simples. Ao final, a obra gera menos resíduos e é mais segura para os operários.
Vãos mais amplos
A laje nervurada viabiliza a execução de vãos de maior envergadura sem que sejam muito onerosos para a estrutura. A laje mais leve permite que os pilares sejam afastados, e por ser de alta capacidade de carga, não sofrem deformações e flechas. A eliminação de pilares e vigas resulta, também, em um ganho de produtividade durante a execução da estrutura.
Obra sustentável
As fôrmas usadas na concretagem de lajes nervuradas dispensam a necessidade de assoalhar. Logo, não se utiliza madeira nas partes moldadas pelas fôrmas. Todo este processo resulta em menor consumo de energia e redução na emissão de CO2.
Redução das fundações
O peso total da edificação em Laje nervurada é em média mais de 15% mais leve que as construções com laje maciça. Dessa forma, os custos de escavação e fundação da edificação são proporcionalmente reduzidos.
Inovação em design de ambiente
Estruturas de lajes nervuradas foram por muito tempo associadas a espaços mais rudimentares, como estacionamento de shoppings.
Contudo, a arquitetura e o design vêm explorando esse tipo de laje para criar ambientes inovadores e aconchegantes, seja para empreendimentos comerciais ou residenciais. A exposição dos elementos da edificação ganhou aceitação popular, se tornando referência.
Arquitetos inovadores que acreditam nesta nova maneira de projetar já foram premiados em seus trabalhos pioneiros.
Quer conhecer mais sobre os benefícios de utilizar lajes nervuradas em seus projetos? A Atex é a pioneira da tecnologia no Brasil e oferece 92 tipos de fôrmas de alta qualidade para os mais diversos projetos. Acesse nosso site e confira!