Aquela história de que as lajes nervuradas são utilizadas somente para possibilitar a construção de grandes vãos em ambientes mais simples e rudimentares – principalmente estacionamentos – já ficou no passado.
A cada dia, arquitetos e designers de ambientes exploram mais a presença das lajes aparentes como um elemento em empreendimentos diversos, sejam eles escritórios empresariais de estilo mais formal, comércio, academias e até mesmo apartamentos de decoração inovadora e disruptiva.
A abrangência da utilização das lajes nervuradas permitiu sua aplicação em novos estilos, saindo um pouco do design industrial de Nova York, principal origem dos ambientes pensados com estruturas aparentes.
Selecionamos alguns exemplos agora para te ajudar a se inspirar e unir um design de interiores moderno à praticidade e eficiência de um projeto com lajes nervuradas. Confira!
Centro de Engenharia do Google – Belo Horizonte-MG
O escritório do Google em Belo Horizonte é um ótimo exemplo de derivação do estilo industrial. Além das lajes nervuradas, o sistema de encanamento hidráulico, de circulação de ar e de iluminação estão todos aparentes.
Essa base estrutural é acompanhada de móveis modernos, decoração descolada com sofás e cadeiras coloridas, mesas de sinuca, tênis de mesa e totó, máquinas de pinball e videogames. O já tradicional estilo descolado de grandes empresas de tecnologia que se popularizou nos últimos anos. Essas áreas usam de tons de madeira para dar sensação de acolhimento. Nas áreas de trabalho e reunião, as cores mais básicas e frias predominam.
Edifício Amélia Teles – Porto Alegre-RS
Lajes aparentes também ficam bem em imóveis residenciais. Duvida? Então você precisa conhecer o projeto do escritório Smart! LifeStyle + Design. O projeto tinha como desafio criar um interior inovador, mas que se comunicasse bem com as construções vizinhas, datadas das décadas de 1950 e 1960.
Com a maior leveza da estrutura, os imóveis com lajes nervuradas vencem vãos maiores. Assim, o Amélia Teles conta com uma ampla planta livre, com menor número de vigas e paredes parar sustentar e dividir os ambientes. Pelo contrário, cabe ao morador definir o layout do interior de acordo com seu gosto, necessidades e mobília.
Veja como ficou:
Escritório da agência de publicidade R/GA – Nova York – EUA
A agência de publicidade americana R/GA inaugurou sua nova sede em Nova York em janeiro de 2016. Criado pelo escritório de arquitetura Foster+Partners, o novo ambiente foi projetado para ter um design flexível que gere um ambiente criativo, mantendo uma sensação de avanço tecnológico e inovação.
As lajes nervuradas têm um papel fundamental no sistema de iluminação projetado para o escritório. Em cada vértice de quatro cavidades da laje, foram instalados grupos de quatro lâmpadas de LED, que podem ser programadas para iluminar em diferentes nuances.
A pintura branca da laje e dos sistemas de climatização, sprinklers e encanamento, permite que a cor momentânea da iluminação crie um ambiente consistente.
Varonis System – Nova York-EUA
A empresa de softwares de segurança digital Varonis completou em 2015 a reforme de sua sede em Nova York. O escritório conta com diferentes ambientes, mas as mesas das equipes e algumas áreas de convívio estão sob lajes nervuradas aparentes em cinza escuro, para acompanhar a estrutura que dá suporte à iluminação e os pilares de concreto.
As paredes em tons bege, com mesas de madeira e tapeçaria criam um ambiente sóbrio e aconchegante, que gera uma sensação de tranquilidade para trabalhar. A versatilidade é destaque, já que basta puffs, divisórias e cadeiras coloridas para conseguir separar uma área de trabalho para uma de convívio e descanso.
Estúdio Pretto – Porto Alegre-RS
O uso das lajes não fica restrito a escritórios de empresas. A academia de Porto Alegre Estúdio Pretto ganhou novas formas após o projeto do escritório Arquitetura Nacional. O objetivo do projeto era criar um espaço amplo, sem divisórias e com boa circulação.
A estrutura conta com laje nervurada aparente, o que gerou a sensação de espaço. O uso das cores foi essencial, já que elas definiram a diferenciação entre as áreas: preto e cinza para os treinos com pisos diferentes para cada modalidade, amarelo nas áreas de descanso e convivência. Tudo isso garantiu personalidade, tornando o ambiente único.