nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Lajes Nervuradas pelo mundo: Museu do Ipiranga USP

Publicado por Atex em 4 de março de 2022




Museu do Ipiranga, a identidade do Brasil reconstruída com Fôrmas Atex




Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga USP está prestes a reabrir suas portas para o público. Localizado na capital paulista, o espaço abriga objetos, mobiliários e obras de arte que ajudam a remontar a história da Independência do Brasil. No ano em que o “grito de independência” completa 200 anos, o museu voltará a receber visitantes com suas exposições permanentes e temporárias. Para isso, o local passou por uma reforma que une a restauração do patrimônio histórico e a adoção de sistemas construtivos contemporâneos. Um deles é a realização de lajes nervuradas, com a utilização de fôrmas da Atex.




Laje Atex Museu do Ipiranga


Projeto do espaço de acolhimento do Museu do Ipiranga com Laje Atex aparente.




Detalhes do Projeto



O prédio do Museu do Ipiranga USP faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, mas acabou sendo fechado devido a problemas estruturais. Através de investimentos públicos e privados, a reforma do espaço teve início em outubro de 2019. O projeto prevê a restauração do edifício e seu jardim de entrada. Também está sendo realizada uma ampliação, que abrigará bilheteria, auditório, espaço educativo, café, loja e sala de exposição temporária.




Laje Atex Museu do Ipiranga



Projeto do novo auditório com Laje Atex aparente.




Lajes nervuradas no Museu do Ipiranga USP



As lajes nervuradas foram adotadas exatamente nessa nova área, que conta com um total de 6,8 mil m² e está localizada à frente do edifício histórico. A responsável pelo uso dessa solução foi a Companhia de Projeto, da engenheira Heloisa Maringoni. O objetivo de Heloísa era criar ambientes com grandes vãos, que em alguns casos chegaram a ultrapassar 30 m².



Para tornar o ambiente ainda mais bonito, a equipe do museu optou por fôrmas quadradas na hora de moldar as lajes nervuradas. Todo o espaço de ampliação contou com concreto colorido e aparente. Com mais de 100 modelos de fôrma em seu catálogo, a Atex foi a única capaz de atender ao museu. Por isso, acabou se tornando a fornecedora da obra.




Laje Atex Museu do Ipiranga



Espaço de exposições projetado com Laje Atex aparente.




Para conferir de perto




Os encantos tanto do edifício de 1895 quanto da ampliação poderão ser conferidos a partir do dia 07 de setembro. As obras estão programadas para serem concluídas ainda no mês de julho. A partir daí, começam os preparativos para a montagem das 12 exposições que irão compor a comemoração dos 200 anos da Independência. Atualmente, a gestão do espaço é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).



Se você ficou curioso e quer acompanhar os últimos preparativos para a reabertura do museu, basta acessar o novo site da instituição. Agora, se você quer conhecer mais projetos com lajes nervuradas, é só continuar ligado em nosso blog. Curtiu o conteúdo? Então não se esqueça de comentar e compartilhar com os seus amigos.





Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Eduardo Souza Lima (Capital)

        11 95259-6178

        eduardo.lima@atex.com.br

      • Maicon Douglas Oliveira (Capital)

        11 95259-5309

        maicon.oliveira@atex.com.br

      • Adriano Azevedo Oliveira (Capital)

        11 95259-5696

        adriano.oliveira@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br