nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

Concreto Aparente: cuidados, aplicação e fôrmas

Publicado por admin em 7 de agosto de 2019

A versatilidade do concreto e as suas funções na Arquitetura e Construção Civil já foi abordada em vários outros posts do nosso blog. O material é um dos mais utilizados nos canteiros de obras e pode ser adotado também no design.

O texto concreto aparente na arquitetura e design de interiores monstra como esse tipo de decoração está presente em vários estilos arquitetônicos.

Contudo, alguns pontos não foram aprofundados: como são feitas as misturas desse tipo de concreto? Quais cuidados devem ser tomados? Quais fôrmas podem ser usadas? O cimento queimado é uma opção para o meu projeto de design?

No post desta semana vamos explorar essas questões abordando o tema decoração e o uso do concreto aparente. Vamos conhecer o uso do cimento queimado, os cuidados que devem ser tomados em cada etapa da mistura do concreto e quais fôrmas podem ser usadas nos projetos.

Concreto Aparente

Usar o concreto aparente em paredes, pisos e tetos é tendência em vários estilos de decoração e arquitetura. Exemplo disso é o uso da laje nervurada exposta. De acordo com essa proposta, muito característica em projetos com conceitos industriais, o teto não é coberto pelo forro que geralmente tampa a laje em formato de waflle.

laje-nervurada-escritorio-aparente

As lajes nervuradas trazem um aspecto mais moderno aos ambientes, permitem que plantas livres sejam implementadas, por vencerem grandes vãos, e geram economia de insumos no momento da sua execução. São uma ótima saída para decoradores e designers que precisam de espaço flexível, podendo trabalhar ambientes conjugados, livres de pilastras.

Cuidados com o Concreto Aparente

Antes de executar qualquer reforma, projeto ou construção, é preciso se atentar aos vários tipos de processos que compõem o andamento da obra. Em relação ao manuseio do concreto não é diferente, pois alguns pontos devem sempre ser considerados: preparação, aplicação, aditivos, fissuras, normas e acabamentos.

No momento da preparação do concreto é importante ficar atento aos tipos de fôrmas. Características como estanqueidade e absorção são fundamentais e precisam ser avaliadas. Outro ponto a ser considerado é a proporção entre a água e o cimento usados na mistura. Quantidades desproporcionais podem gerar problemas na resistência e compressão do concreto.formas-lajes-nervurada-atex

Na aplicação, o que deve ser observado é a forma com que a solução de concreto é colocada na fôrma. Isso varia de acordo com o tamanho, o índice de esbeltez e a altura da peça. Fique atento a esses elementos, pois a concretagem deve ser feita de forma diferente em cada caso.

Já no momento de desmoldar, é importante observar se o produto próprio para desmolde foi bem espalhado na fôrma, como está a sua viscosidade e como se deu a interação do material com o concreto. Todas essas questões evitam problemas na superfície aparente, no resultado final.

A escolha dos aditivos para a composição da massa do concreto é de extrema importância. No caso do concreto aparente, o auto adensável é o mais utilizado em função da ação de aditivos super plastificantes que proporcionam maior facilidade de bombeamento, tem ótima homogeneidade, resistência e durabilidade.

O grande problema que deve ser evitado neste e em qualquer tipo de trabalho onde o concreto for utilizado, é o acúmulo de fissuras. É por conta disso que o recomendado é adicionar a quantidade de água correta e ficar atento para que o processo de cura seja bem feito.

Após a cura vem a fase do acabamento, que é a parte mais delicada do processo e precisa de mais atenção. Uma dica é a aplicação de hidrofugante ou de aditivos que possam inibir a eflorescência do concreto. Existe também a possibilidade de lixar ou envernizar a superfície para melhores resultados.

Importante: A execução de todos os tipos do concreto deve seguir as normas vigentes da ABNT, fique atento!

Cimento queimado

Uma das características desse tipo de decoração que também usa a “mistura de concreto” é a versatilidade na maneira de aplicar e as várias possibilidades de tons e texturas.

Prático, bonito e barato, o cimento queimado é um dos revestimentos decorativos favoritos por conta da baixa exigência nos cuidados após a sua aplicação.

sala-decorada-parede-concreto-aparente

Textura Natural

O cimento queimado natural é feito da mistura de água, areia e cimento. Depois de preencher a superfície com essa massa, aplica-se o pó de cimento por cima, enquanto ela ainda estiver fresca, usando a desempenadeira até que toda a área fique lisa.

A cor vai de acordo com a especificação do profissional de design. Uma dica interessante é utilizar a mistura de cimento branco ou pó de mármore para chegar ao tom ideal que está no projeto.

Para os mais práticos, há também a possibilidade de comprar a mistura do cimento queimado já pronta. De qualquer forma ainda existirá a opção de fazer uma cobertura de brilho e tornar o efeito ainda mais sofisticado.

Cores  

É possível escolher concretos coloridos e que permitem realizar texturas diferentes após a concretagem. É muito comum o uso de pigmentos orgânicos ou inorgânicos.

Os inorgânicos, que são feitos à base de óxido de ferro e cromo são os mais usados, pois permitem maior variação de tonalidade e durabilidade. Os orgânicos consomem mais material no momento da mistura e possuem desempenho inferior na etapa de coloração.calcada-tijolos-concreto-coloridos

Importante: A quantidade de pigmento a ser adicionada ao concreto deve ser analisada e medida de acordo com o volume da mistura. É recomendado que essa medição seja sempre feita por um profissional qualificado, a fim de que a durabilidade da cor e do concreto seja preservada.

Fôrmas Planex

As soluções de fôrmas para concreto podem moldar diferentes desenhos e texturas. Com o intuito de complementar o seu projeto decorativo, seja ele moderno, acolhedor ou inovador, o seu estilo pode ser impresso no concreto aparente da forma que você escolher.

Além das lajes nervuradas, que já deixam o ambiente único e cheio de personalidade, a   Atex conta com 3 tipos de fôrmas voltadas para fazer texturas nas lajes planas. Elas podem ser usadas no interior ou exterior da construção, basta descobrir qual é a mais adequada para o design escolhido.

Existem opções diferentes de texturas e estilos. As fôrmas Planex são usadas para dar design ao concreto e sua textura é transmitida de acordo com o seu formato. São elas:

  • Planex Wood
  • Planex Circle
  • Planex Fibonacci

Além de ser essencial na estrutura da obra, a laje é um dos elementos mais importantes da arquitetura e do design. A Planex Wood possui textura semelhante à madeira. Após finalização do processo, é possível pintar a superfície com uma cor amadeirada, por exemplo. Oportunidade perfeita para os designers exercitarem a criatividade e criarem projetos de decoração mais arrojados.

ilustracao-textura-laje-concreto-aparente-wood

Já a Planex Circle, como o próprio nome diz, deixa no concreto a impressão de vários círculos em relevo. Os desenhos circulares podem ser usados de várias formas, basta combinar com os elementos preferidos do tipo de decoração escolhida.

ilustracao-textura-laje-concreto-aparente-cicle

A Planex Fibonacci possui uma textura interessante que é proporcionada pelos desenhos em retângulo sobrepostos e proporcionais da sequência de Fibonacci. Pelo fato do desenho impresso no concreto nunca ser simétrico, as fôrmas sempre produzirão desenhos únicos, tornando o seu design exclusivo.

ilustracao-textura-laje-concreto-aparente-fibonacci

DICA: Se o seu projeto envolve concreto aparente, preocupe-se com os detalhes da execução dos procedimentos. Eles são extremamente importantes para que o resultado final seja o melhor possível.

__________________________________________________________________________________________

Gostou dessas dicas sobre o uso do concreto no design? Quer saber mais sobre esse elemento tão explorado na área da Construção Civil? Então continue acompanhando o nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Eduardo Souza Lima (Capital)

        11 95259-6178

        eduardo.lima@atex.com.br

      • Maicon Douglas Oliveira (Capital)

        11 95259-5309

        maicon.oliveira@atex.com.br

      • Adriano Azevedo Oliveira (Capital)

        11 95259-5696

        adriano.oliveira@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br