nakliyat eskişehir halı mağazası menemen evden eve nakliyat aliağa nakliyat mersin evden eve nakliyat eskişehir beyaz eşya servisi yabancı dil eğitimi evden eve nakliye ankara implant ankara gülüş tasarımı

7 cuidados na hora de construir lajes nervuradas

Publicado por Atex em 2 de maio de 2022



laje nervurada atex




A laje nervurada é uma ótima opção para quem quer economizar e/ou vencer grandes vãos em um projeto. Com a utilização desse tipo de solução é possível reduzir entre 30% e 40% o uso do aço e concreto. Também podemos realizar andares inteiros sem qualquer pilar interno. Mas para que isso ocorra é preciso tomar alguns cuidados na hora de construir lajes nervuradas.

A maneira como você manuseia as fôrmas pode ser determinante para o desempenho da solução. Para que você não cometa nenhum erro e possa obter o melhor resultado, preparamos uma lista com sete dicas importantes. Ao final do texto, você também encontrará uma observação extra que pode tornar sua obra ainda mais eficiente. Fique ligado!



Confira abaixo 7 cuidados na hora de construir lajes nervuradas:





Assista Web Serie Como Construir Lajes Nervuradas com Maior Eficiência e Menor Custo e veja, passo a passo, todas as etapas do processo.



1. Começando a montagem

 

O primeiro passo para construir lajes nervuradas é montar o escoramento seguindo as instruções do fabricante. Depois dessa etapa, o ideal é trabalhar em cima de placas de compensado. Assim, você não ficará se equilibrando nos barrotes.



2. Alinhamento das fôrmas

 

Para um alinhamento perfeito das fôrmas, é importante se fazer uma galga, medida ou gabarito. Esses itens servirão para a fixação das réguas, que atuarão como guias das fôrmas para lajes nervuradas. 




Sistema Cabetex




Vale lembrar que as réguas devem ser fixadas com pregos nas extremidades. Dessa maneira, você garante o alinhamento das fôrmas e a segurança de quem está montando a laje.



3. Tipos de desmoldantes

 

Na hora de construir lajes nervuradas, você pode utilizar qualquer tipo de desmoldante. Porém, o mais indicado para fôrmas plásticas é o modelo biodegradável, que não sai com a chuva. 



4. Aplicação de desmoldante

 

Uma das maneiras mais eficientes de se aplicar o desmoldante é usando uma bomba costal. Esse equipamento facilita a aplicação e cobre todos os pontos das fôrmas para lajes nervuradas.



5. Concretagem da laje nervurada



concretagem laje nervurada


O modo correto de fazer a concretagem da laje nervurada é por camadas. Assim, você evita um grande acúmulo de concreto, o que pode prejudicar a vibração. 



6. Vibração na concretagem

 

Durante a concretagem, indicamos o uso de um vibrador de 25mm. É importante destacar que a vibração tem que ser feita apenas no encontro de quatro fôrmas, no entroncamento das nervuras. Isso é o suficiente.


 

7. Dica importante de vibração

 

Nunca vibre entre duas fôrmas para lajes nervuradas. Isso irá embarrigar suas fôrmas, aumentando o consumo de concreto. Ademais, será necessário um retrabalho para tratamento da laje. 




Extra: atenção à fôrma utilizada


 

Para que sua obra tenha não só economia, mas produtividade, sustentabilidade e segurança, opte pelas fôrmas da Atex. Elas são 100% recicláveis e podem ser reutilizadas centenas de vezes. Também são simples de usar, resultando em ciclos de concretagem menores. Além disso, possuem mais de 120 geometrias diferentes e atendem às normas NBR 15.575 e 15.200.

Para saber qual modelo é o mais adequado para a sua obra, basta consultar as tabelas disponíveis no site. Você também pode entrar em contato com a nossa equipe de atendimento para melhor suporte técnico e pedido de orçamentos.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos da construção civil. Em caso de dúvidas sobre os cuidados na hora de construir lajes nervuradas, deixe sua pergunta no campo de comentários.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos mais recentes e mantenha-se atualizado sobre o universo da construção civil.

    Últimos posts

    Deixe seu Comentário

      Post
      Relacionados

      Contatos comerciais em

      • Gunnar San Martin (Capital)

        11 99327-4498

        atexsp@atex.com.br

      • Eduardo Souza Lima (Capital)

        11 95259-6178

        eduardo.lima@atex.com.br

      • Maicon Douglas Oliveira (Capital)

        11 95259-5309

        maicon.oliveira@atex.com.br

      • Adriano Azevedo Oliveira (Capital)

        11 95259-5696

        adriano.oliveira@atex.com.br

      • Marcelo Santos Silva (Vale do Paraíba - Litoral)

        11 95259-6150

        marcelo.silva@atex.com.br

      • Tiago Figueiredo (Campinas e região)

        19 98892-2286

        tiago.figueiredo@atex.com.br

      • Leonardo Gomes (Ribeirão Preto e região)

        17 98831-7833

        leonardo.gomes@atex.com.br