Voltar para listagem

Obra Ilha do Fundão – UFRJ


Ilha do Fundão – Cidade Universitária
Sede da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Um dia foi apenas um arquipélago formado por oito ilhas, porém, a partir de 1950, durante o regime de Vargas, foi destino de todo “bota-fora” das obras no Rio de Janeiro e adjacências, resultando então no aterro e formação de uma única e grande “Ilha do Saber” que viria se tornar sede do Campus da maior Universidade do País!

Com uma área superior a 5.000.000 m² (cinco milhões de metros quadrados), concentra a maioria das unidades acadêmicas e administrativas da UFRJ; pela proximidade com essa grande instituição de ensino e pesquisa, diversas empresas importantes identificaram a oportunidade de formar parcerias e estar convivendo no mesmo ambiente; dando origem assim a instalação de grandes Centros de Pesquisa (Cenpes – Petrobrás; Cepel – Eletrobrás) e do próprio Parque Tecnológico (General Eletric, Usiminas, IBM, FMC Technologies, Repsol, Halliburton, Schulumberger, Baker Hughes, BG Group, EMC², SIEMENS, Tenaris Confab).

Segundo nosso Representante Comercial, Seraphim Victorino, a Atex já esteve presente em outros empreendimentos realizados na Cidade Universitária, como por exemplo, a construção das lajes nervuradas do estacionamento e das novas salas de aula do Bloco A – Centro de Tecnologia. Porém, vale destacar o "boom" atual que vive o Parque Tecnológico.

Empresas que reconhecem o valor e importância da Tecnologia fizeram questão de se instalar neste Campus - e a Atex participa da construção deste marco histórico para o País, fornecendo suas fôrmas para laje nervurada para a execução dos Centros de Pesquisa da EMC² (Construtora: Rio Verde); General Eletric (Construtora: Racional Engenharia) e do Novo Instituto de Química (Construtora: Galcon).

A Atex se orgulha de participar do desenvolvimento tecnológico da Ilha do Fundão e pretende estar sempre presente no desenvolvimento da Cidade Universitária, que evolui constantemente para se consolidar, cada vez mais, como Cidade propriamente dita!

 

 

outras novidades